Archaeological Chemistry. Royal Society Of Chemistry

Archaeological Chemistry. Royal Society Of Chemistry

A obsidiana, diversas vezes chamada de vidro vulcânico, é um tipo de rocha ígnea —rocha vulcânica pertencente ao grupo dos silicatos, com uma constituição química do silicato alumínicos e uma enorme percentagem (setenta % ou mais) de óxidos silícicos. Sua constituição é similar ao granito e a riolita.

A obsidiana não é um mineral, visto que não tem uma estrutura química bem definida. Diversas vezes a classifica como um mineraloide. A sua agressão na escala de Mohs é de 5 a 6. Seu peso específico é de 2,6. A superfície de ruptura é concoidea, ou melhor, curva. Sua cor é o branco, mas pode diversificar segundo a constituição das impurezas do verde muito escuro ao claro, ao avermelhado e estar em grão em branco, preto e vermelho.

o ferro e O magnésio a cor de verde-escuro a marrom escuro. Tem a característica de modificar de cor segundo a maneira de apagar. Se se diminui paralelamente a tua cor é preta, contudo cortada perpendicularmente sua cor é cinza.

Obsian, uma substância muito parelho à pedra que encontrou Obsius, na Etiópia. A obsidiana ocorre quando um vulcão emite lava félsica que se resfria muito rapidamente, com um avanço mínimo de cristais. Encontra-Se normalmente nas margens dos fluxos de lava riolítica, conhecidos como fluxos de obsidiana, onde a composição química (com um alto conteúdo de silício) induz uma alta viscosidade e grau de polimerização da lava. A inibição da difusão atômica nessa lava altamente viscosa e polimerizada explica a ausência de desenvolvimento dos cristais. A obsidiana é parecido a um mineral, contudo não é um real mineral pelo motivo de não é de cristal; além disso, sua composição é mais complexa e compreende mais do que apenas um mineral.

Às vezes é classificado como um mineraloide. Embora a obsidiana é geralmente de cor escura, parelho às rochas máficas, como basalto, a constituição da obsidiana é muito félsica. A obsidiana é composta principalmente de SiO2 (dióxido de silício), geralmente, 70 % ou mais. Rochas cristalinas, com uma constituição parecida com a obsidiana adicionam o granito e a riolita.

  • Esquecer-se do tabaco e do álcool
  • Use molhos baixos em calorias
  • Mão dominante: Direito (ambidestro)
  • 4 Exercícios para fazer pé – de Mudar a posição dos pés
  • O envelhecimento, reduz a liberação de testosterona.[51]
  • Os alimentos que, de acordo com a ciência, são tão viciantes como a heroína ou a cocaína
  • No filme, Katniss nunca expressa teu ódio à Capital, o que há muito no livro

Como a obsidiana é metaestável pela superfície da Terra —com o tempo, o vidro se transforma em cristais de minerais de grão fino— não foi achado obsidiana mais antiga do que o período Cretáceo. O recurso de decomposição da obsidiana é acelerado pela presença de água. A obsidiana pura tem geralmente uma aparência escura, ainda que a cor varia dependendo da presença das impurezas.

A título de exemplo, o ferro e o magnésio costumam gerar um marrom escuro ao preto (“obsidiana mahogany”). As amostras quase incolores são muito raras (“macusanita”). Em novas pedras, a inclusão de menores cristais de cristobalita brancos, agrupados radialmente em vidro preto produzem um modelo de manchas ou de flocos de neve (“obsidiana floco de neve ou nevada”).

você Também podes conter padrões de bolhas de gás restantes do fluxo da lava, parelhos ao longo de camadas montadas quando a rocha derretida fluía antes de esfriar. Estas bolhas podem fornecer efeitos inesquecíveis, como um brilho de ouro (“obsidiana dourada”). A inclusão de nanopartículas de magnetita produz um brilho de arco-íris furta cor, dependendo da espessura destas partículas a designação será mais ou menos robusto. Guatemala, Islândia, Itália, Japão, Quênia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, e pela Turquia.

Classificado como: