�Sabia que mais de 60% do organismo é água? E também mitigar a sede, este líquido é preciso pro funcionamento de órgãos vitais e para manter uma pele hidratada, proporcionando turgescência e permitindo as trocas metabólicas. Com fundamento do Dia Mundial de Água, em CuidatePlus queremos recordar a credibilidade da hidratação. Em primeiro lugar, é primordial pra conservar uma pele hidratada e macia. Na camada mais interna da pele, a derme, acha-se um reservatório de água que dá a turgescência e permite as trocas metabólicas. Ademais, a água é qualificado de fornecer estabelecidos estímulos a respeito da pele, atuando a respeito os receptores cutâneos.
Certas técnicas de pressão, como jatos e chuveiros, ajudam a mobilizar a pele e que produzem efeitos vivificantes, que farão com que fique bem mais saudável e macia. Se, ademais, a água é aplicada a diferentes temperaturas, obtêm-se efeitos térmicos e tonificantes, principlamente quando se aplicam baixas temperaturas.
A água fria é tonificante “pelo que o seu emprego pela área facial vai amparar a tonificar os músculos, todavia não é garantia de firmeza. Se é usado nas pontas, podes auxiliar a melhorar as dificuldades da microcirculação periférica por teu efeito ligeiramente vasoconstritor”, explica Mourelle. A água fria “é muito indicada em casos de problemas de varizes em que há dilatação dos vasos”, complementa Baselga.
A água tem efeitos calmantes e socorro a refrescar a pele nos dias mais quentes ou após a exposição solar. No caso da água quente, esta é capaz de produzir um efeito calmante sobre a pele. “Se aplica água a uma temperatura parecido a do corpo (entre trinta e quatro e trinta e seis C) podes ser usado em pulverização para acalmar a pele irritada, melhor se é água mineromedicinal ou térmica.
Também é benéfica a sua aplicação em infusão de camomila, melissa, etc.”, admite Mourelle. Também, algumas águas termais são descongestivas, essencialmente as de baixa mineralização, ricas em cálcio e magnésio. É dessa maneira que, várias vezes, são recomendados em peles com tendência a vermelhidão e a irritação, para refrescar e acalmar.
“As águas termais por suas propriedades antiinflamatórias, calmantes e hidratantes são as incríveis para a pele”, sinaliza Baselga. Mourelle também destaca a utilização da água mineromedicinal, que contém elementos mineralizantes que executam ações terapêuticas sobre o corpo. “Neste caso, os efeitos dependem do tipo de água mineromedicinal e os minerais que contém.
- 1 envelope de gelatina sabor limão
- 55 kg (121 lbs)
- “Conhecer o Taoísmo” de Tian Cheng Yang
- Muda os desejos doces, por nozes e sementes
- 2010: The Road to My Destiny
Tendo como exemplo poderá-se mencionar a água sulfurada com ações regeneradoras da pele (muito usados em psoríase) e também calmantes certas dermatoses”, reconhece. Sobre a pele são depositados diariamente pó e substâncias pra atmosfera que a prejudicam, ademais, as células falecidas e restos de cosméticos entopem os poros e não permitem que a pele respire. É desta maneira que pra conservar uma pele saudável e maravilhosa é necessário arredar todos esses restos mediante o emprego de certos cosméticos, produtos de limpeza e água. Há que ter em conta que entre 10-20% da epiderme é água. Nesse fundamento, para possuir uma pele bem hidratada e saudável é necessário um reforço hídrico primordial.
o Que é mais recomendável o emprego de água da torneira ou de baixa mineralização? “A água da torneira em várias zonas de Portugal é muito resistente e possui um pH acima de sete, o que poderá substituir o equilíbrio da pele.
“O aspecto liso da pele depende do conteúdo de água que esta tem. Mas, isto não depende somente da água que ingerimos, entretanto assim como da constituição da epiderme para impedir a evaporação da mesma”, explica Baselga. Tendo como exemplo, devido ao seu teor de cloreto, banho em água de mar que tem efeitos estimulantes e tonificantes a respeito da pele. “Também, produz um desafio neuroendocrino, que ativa todas as funções hormonais e metabólicas do corpo humano.
Também é interessante mostrar o efeito de massagem que provoca o vaivém das ondas que, juntamente com a sua mineralização, socorro na drenagem dos tecidos”, ressalta Mourelle. O água fria ou quente? Enquanto a água quente tem efeito sedativo, e é menos recomendável, uma vez que destrói e altera o manto lipídico natural da pele, a água fria tem efeitos tonificantes, que ajudam a tonificar os músculos. Também, a água fria produz vasocontricción, assim sendo é muito indicada em casos de problemas de varizes e pernas cansadas.