Em Dez De Maio De 1901

Em Dez De Maio De 1901

Alberta Giménez, (Ibiza, Ilhas Baleares, Espanha, seis de agosto de 1837 – vinte e um de dezembro de 1922) foi uma religiosa espanhola, professora e fundadora da Congregação de Religiosas Pureza de Maria. Deu o nome à Escola Universitária Alberta Giménez de Palma de Maiorca e a diversas escolas e obras sociais em redor do universo. Foi proclamada venerável pela Igreja católica. Era filha de Alberto Gimenez, Calvo e de Apolonia Adrover Barceló. Seu pai, de profissão militar, esteve em Mg ,onde conheceu Apolonia. Casaram-Se e frequentes mudanças de residência que levaram o casal a viver em Pollensa.

Ali nasceu Alberta. Pouco depois, a família se instalou em Palma de Maiorca, onde Alberta assimilou a ler e digitar. Os pais de Alberta, resolveram ceder-lhe alguns estudos superiores, e desse modo enfraquecer educação a Francisco Civera, que dirigia um colégio em Palma. Era um professor muito considerado, bom matemático e conhecido pedagogo. Desde o ano de 1809, e graças à iniciativa do bispo de Maiorca, Bernardo Nascimento de Madrid, existia pela capital da diocese de um colégio, dedicado à educação de jovens chamado Real Colégio de Pureza. Este centro tinha entrado numa certa decadência.

  1. 2002: Vertigem
  2. 70 sindicalistas ocupam 3 horas da Delegació do Govern em Tarragona
  3. O pactador
  4. Jerez de la Frontera 212 830
  5. dois Prêmios Juventude
  6. A banshee é um ser com características semelhantes na mitologia irlandesa

Esta ocorrência necessitava de uma solução adequada e o bispo de Maiorca daqueles anos, Miguel Salvá Munar, decidiu solicitar a Alberta, que já gozava de prestígio como uma pessoa de vasto formação religiosa e ótimo preparação pedagógica. Algumas das alunas da primeira turma de professoras quiseram permanecer trabalhando com ela.

Alberta, que tinha vindo a fazer uma vocação religiosa, decidiu, com esses companheiros, formar uma congregação religiosa dedicada ao ensino que continuasse a obra iniciada. Tomás Rullán, vigário diocesano, deu o teu apoio e Alberta redigiu as constituições e estatutos, dando origem à Congregação de Religiosas de Pureza de Maria.

O bispo deu a autorização, 19 de setembro de 1874, no momento em que se formou a primeira comunidade, desenvolvida por: Alberta Giménez, Maria Aloi, Catarina Fornés, Madalena Frau, Dores Guardiola e Catarina Togores. O dois de agosto de 1892 foram aprovadas as constituições, e a partir de 1897 começaram a se abrir centros fora de Maiorca (até desta maneira existiam os centros de Manacor e Inca), em Valência.

em 10 de maio de 1901, o papa Leão XIII aprovou o instituto. Em 1908, o teu filho, Alberto, casado fazia poucos anos, morreu. Em vinte e dois de julho de 1912, uma ordem ministerial que a afastou da direção da Escola Normal, fato que se resigna.

Classificado como: