Grupo Da Horta

Grupo Da Horta

O Grupo da Horta (Lado a Güerta em dialeto murciano) é o nome que recebe o amplo dia das festas da cidade de Madri. Título que compartilha com o Enterro da Sardinha e que tem local no domingo de Páscoa. Se enquadra dentro das chamadas Festas de Primavera, realizada pela semana posterior à Semana Santa.

A jornada de trabalho é em si toda uma exaltação das tradições huertanas, tão intimamente ligadas à história da cidade. A imensa maioria dos locais são moldados pra rua durante todo o dia, vestidos com o traje típico lugar. Em 2012, foram declaradas Comemoração de Interesse Turístico Internacional pelo dessa maneira vereador Ferran Paulí.

Esta comemoração é celebrada a todo o momento pela terça-feira seguinte à Semana Santa. A origem desse evento parece remontar a meados do século XIX, mas, saiu para a rodovia em cerca de 120 vezes, em 5 grandes fases, com tuas respectivas cenas.

remonta ao último dia do carnaval de Madri de 1851, onde alguns adolescentes acomodados concordaram em organizá-la com o foco de gerar, de certa forma, as nações da horta. O primeiro dia de carnaval teve teu ponto de partida e de recolha na Praça de Touros de San Agustín, hoje em dia conhecida como San Andrés. O Bando começou no momento em que situavam-se na cabeça, 2 antes, criados a cavalo, seguidos de um cavalo, enfeitado de palmas, flores e hortaliças, seguidos de diversos huertanos vestidos com seus trajes tradicionais. Na atualidade esta motivação originária desapareceu por completo e o Bando passou a ser parcialmente o oposto: uma celebração em honra da horta e as tradições a ela associadas.

Pela primeira fase, que vai de 1851 a 1865, o desfile saía da praça de touros de San Agustín, em San Andrés; foi consumada na manhã e estava conectado ao carnaval. Se bem que teve um ótimo início, pouco a pouco foi perdendo força e desapareceu durante um ciclo de dez anos.

  • Convites: Dois mil 500 pesos
  • Audiocomentario de Ioan Gruffud, Jessica Alba, Chris Evans e Michael Chiklis e Julian McMahon
  • 2011: Midnight in Paris, de Woody Allen, Adrien Brody como Salvador Dalí
  • dez motivos pelos quais você merece ter o verão de sua existência
  • ‘Funny Jogos’ (Michael Haneke, 1997)
  • O Homem Lobo

Entre 1876 e 1879 volta a se recuperar. Nesta segunda fase da burguesia cede um pouco mais de destaque para os huertanos que, por tua vez, aproveitaram a oportunidade para, várias vezes irônico sobre os costumes da cidade. A noite de quatrorze de outubro de 1879 ocorreu a terrível enchente de Santa Teresa com perdas terríveis em vidas humanas, animais e a destruição de centenas de casas que deixaram sem moradia para centenas de pessoas afetadas. Com tal desastre, o Bando desapareceu ao cair quase no esquecimento durante vinte anos. Em 1899, surgiu um conato de ressuscitar o festejo pensando em incluí-lo, nada menos que, dentro das celebrações do Sábado Santo.

Foi uma tentativa fracassada que, todavia, marcou como ter sucesso na sua Disputa das Flores. Abrange desde 1900 e atinge até a Briga Civil. Durante esta fase, o Bando não só conseguiu reverter, entretanto que atinge tal renome que atraía até já pessoas de outras localidades consideravelmente distantes como são paulo, Lorca ou Cartagena.

Foi, portanto, no momento em que se desligou Lado da horta e Enterro da sardinha. Os anos 30 começam como uma razoável seguida da década anterior em todos os aspectos da festividade, no entanto na sua organização. Ao que parece, houve uma etapa em que o desfile acabou adquirindo um direito cariz que se chamou de plebeu, pretexto pelo qual a Comissão se pôs mãos à obra para suprimir estes aspectos de festa. Surge após o parênteses (1937 e 1938), de Disputa Civil, é contar, em 1939, e o faz em setembro, e pela tarde, saindo o desfile do Jardim de Santa Isabel.

Não se faz em 1940 ou 1941, reaparecendo em 1942, erradicando os estilos que envergonhavam e incomodavam a horta. Estágio 1967 – Atualidade. A começar por 1967, o Grupo fornece uma guinada positiva. Nasce um ano depois, a revista anual ‘Bando’ e, sucessivamente, se vão dando Panochas de Ouro pra os excelentes luas. Os bandos são os programas das festas escritas em verso, que consistiam em atacar e criticar os tópicos políticos.

Século XX, o Lado da Horta, é assim como famoso em seu dialeto ator como o “botelleo maior de toa a região e divisão do exterior”. Recém-terminada a Semana Santa é tradição que as gurias celebrarem o jeito de idosos, um nanico desfile de costumes conhecido como o Lado infantil. A festividade começa com uma Missa Huertana de frente pra fachada barroca da catedral, seguido por uma vistosa Procissão com a imagem da Virgem da Fuensanta, padroeira da cidade. Enquanto, parques e praças vão sendo insuficiente a pouco invadidas na multidão, que passeia de um lado pro outro, comendo em bares e barras de via (dispostas para a ocasião) as iguarias típicas da localidade.

Classificado como: